Contar em tempo real a variação da população terrestre parece ser tarefa impossível. Será mesmo? O site do Population Reference Bureau (PRB), órgão sem fins lucrativos da cidade de Washington (Estados Unidos), traz em sua página inicial um relógio cujo objetivo é contar o número de pessoas sobre a face da Terra de maneira instantânea. Para se ter uma ideia da exatidão da ferramenta, no momento em que este texto começou a ser escrito, nosso planeta possuía 7 bilhões, 165 milhões, 260 mil e 949 habitantes.
Mas calcular a quantidade de pessoas na Terra é só uma das funções desta instituição. Fundada em 1929, a organização se preocupa também com saúde global, fertilidade, planejamento familiar e desenvolvimento populacional. Na verdade, o maior desafio do PRB é outro: traduzir, em números, os problemas de cada região do mundo e assim facilitar a criação de soluções por jornalistas, educadores e, principalmente, por autoridades. Confira algumas conclusões curiosas e importantes de alguns estudos:
- Pessoas com ensino superior completo possuem expectativa de vida 10 anos maior do que aquelas com ensino médio incompleto;
- Muçulmanos são 1/5 da população mundial (1 bilhão e 600 milhões de pessoas);
- Projeções indicam que a população mundial será de 9,6 bilhões de pessoas em 2050. No Brasil, seremos 213 milhões e 420 mil pessoas
- Burundi, país africano, é dono da menor taxa de urbanização do mundo: apenas 11% de seus habitantes vivem na cidade
Ao chegar no fim do texto, o número de habitantes do planeta já subiu para 7 bilhões, 165 milhões, 271 mil e 867 pessoas. E quantos são agora que você está lendo? Acesse o site do PRB.