Pular para o conteúdo

Vai se candidatar a uma vaga de emprego? Então, evite estas mentiras

Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e que para conquistar uma vaga é preciso estar bem qualificado, ter boas experiências e ótimas referências.

Mas, algumas pessoas podem omitir ou inventar certas informações sobre seu histórico em seu currículo, que é o primeiro contato da empresa com o candidato, ou seja, um tipo de carta de apresentação.

Mesmo que algumas mentiras possam parecer inofensivas, essa atitude pode ser extremamente prejudicial ao candidato ou para o então contratado, caso seja descoberto. É importante ser claro e objetivo no currículo, pois a contratante provavelmente irá cobrar de você aquilo que foi exposto em sua carta de apresentação.

Confira as mentiras mais comuns colocadas em currículos de candidatos

Experiência

Na hora de conquistar uma vaga, alguns candidatos podem exagerar ou, até mesmo, mentir sobre suas experiências profissionais. Se você é daqueles que pensa que sua mentira vai passar despercebida, saiba que a empresa recrutadora pode entrar em contato com o seu antigo trabalho e obter informações claras sobres suas funções exercidas.

Idiomas

Para deixar o currículo mais atrativo, algumas pessoas colocam que sabem falar um segundo idioma. No entanto, em algumas empresas, a língua estrangeira pode ser um fator eliminatório durante as entrevistas para um determinado cargo. Por isso, mentir sobre um idioma pode ser muito arriscado e facilmente descoberto.

Competências

Em um processo seletivo, as competências dos candidatos são os principais pontos avaliados pela recrutadora. Colocar no currículo alguma habilidade que, na verdade, não possui pode fazer com que você seja descoberto durante provas de testes ou, até mesmo em telefonemas a antigos trabalhos.

Formação

Para garantir uma vaga, algumas pessoas estão dispostas, até mesmo, a mentirem sobre sua formação. Colocar no currículo que o curso de graduação ou pós-graduação está concluído é uma das mentiras mais comuns em cartas de apresentação. No entanto, quando aprovados em processos seletivos, os candidatos precisam levar os documentos e, entre eles, os certificados de conclusão de curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *