Para os concurseiros de plantão ou para aqueles que sonham em fazer parte da Aeronáutica Brasileira, a notícia é animadora! Foi publicado recentemente o edital que informa as vagas disponíveis para sargentos da Aeronáutica e revela as regras para as etapas de formação.
O edital disponibilizado é referente ao Curso de Formação de Sargentos de 2024, destinado a candidatos que possuem Ensino Médio completo, tanto para sexo masculino como para o feminino. Ao todo, são 242 vagas abertas para o CFS 1/2024, em diferentes áreas da Escola de Especialistas da Aeronáutica.
Os participantes do concurso devem ter entre 17 e 25 anos até 2024. O edital não exigiu requisitos como altura mínima ou padrão físico. Abaixo, você pode verificar as vagas que estão disponíveis como opção 01 para o concurso da Aeronáutica:
- Mecânico de aeronaves: 60 vagas;
- Guarda e segurança: 30 vagas;
- Material bélico: 15 vagas;
- Suprimentos: 14 vagas;
- Eletricidade e instrumentos: 16 vagas;
- Equipamento de voo: 12 vagas;
- Estrutura e pintura: 10 vagas.
A opção 02 para o CSF 1/2024 é destinada a aqueles que desejam trabalhar no Controle de Tráfego Aéreo, que está disponibilizando 85 vagas. O concurso reserva algumas vagas para cotas de candidatos negros, além da ampla concorrência.
Os interessados em participar do concurso da Aeronáutica precisarão aguardar a abertura das inscrições, no dia 23 de fevereiro de 2023. O período de inscrições vai até 15 de março e as inscrições devem ser feitas no site oficial. A taxa para participar é de R$ 80, sendo necessário preencher um formulário com algumas informações solicitadas pelo certame.
O participante que fizer parte do CadÚnico ou for doador de medula pode solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para recorrer à isenção será durante o mesmo das inscrições.
Ao longo do curso, os candidatos serão nomeados como alunos (praça especial), e depois de concluir a fase de aulas, serão considerados graduandos em terceiro-sargento, e a remuneração será de R$ 3.825,00.
Etapas Concurso Aeronáutica 2023
O esperado é que as etapas sejam as mesmas de concursos anteriores, os quais contaram com as seguintes fases:
- Provas escritas;
- Inspeções de saúde;
- Exames de aptidão psicológica;
- Teste para conferir o condicionamento físico do candidato;
- Procedimento complementar de heteroidentificação;
- Validação dos documentos.
As provas escritas estão programadas para serem aplicadas em 04 de junho de 2023. Serão 96 questões, divididas entre Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Física.