Trabalhar em equipe não é fácil, já que os desentendimentos por opiniões que divergem são muito comuns. O maior problema são as brigas que podem ocorrer. Com isso, o clima pode ficar pesado, o que afeta diretamente no rendimento coletivo e, na pior das hipóteses, pode colocar anos de carreira e experiência em risco.
Segundo especialistas, alguns conflitos são motivados por momentos de frustração, quando algum colega se sente excluído de uma reunião ou de projetos ou quando se sente desvalorizado ou prejudicado pelos demais.
Para isso, algumas dicas podem te ajudar a descobrir o que os seus companheiros de trabalho falam sobre você e como essa informação pode te auxiliar a melhorar suas relações com essas pessoas.
Ter conhecimento sobre o que as pessoas falam sobre você e de como veem seu desempenho
Não tem muita alternativa nesse sentido: a dica é consultar pessoas próximas. Buscar essas informações pode te ajudar a melhorar seu desempenho, postura e ações, podendo até te auxiliar a evoluir e a subir de cargo.
Busque ser direto e ir na raiz dos problemas para solucioná-los
Não fique envolvendo mais pessoas em eventuais conflitos. Trate sempre diretamente com os envolvidos com a questão, sem abrir espaço para fofocas.
Entenda que conflitos são naturais e que eventualmente eles podem ocorrer, até porque, passamos a maior parte do tempo com as pessoas do trabalho, portanto, estranho seria se tudo fosse sempre um mar de rosas, não é mesmo?
Autoavaliação
Antes de julgar ou apontar as atitudes dos colegas de trabalho, é muito importante realizar uma autoavaliação, se colocar no lugar do próximo diante de certas atitudes podem nos fazer refletir sobre uma situação específica.
Para evitar mais desentendimentos, procure deixar as questões pessoais fora do ambiente de trabalho, evitando temas polêmicos como religião e política. Sabemos que essas abordagens ideológicas podem ser perigosas, então, procure usá-las fora do local de trabalho ou em horários de lazer, como a hora do almoço ou no happy hour.
Por mais que seja difícil para alguns, é muito importante manter a paciência e a escuta ativa, assim você conseguirá explorar melhor todos os lados de um mesmo assunto e praticar a empatia.
Mesmo que com todas as dicas nada funcione, a melhor alternativa será procurar um superior. Ele poderá te ajudar a direcionar os problemas de forma que não prejudique a empresa, a equipe e, é claro, você mesmo.