A Geração Z, dentro do mercado de trabalho, busca receber salários maiores precisando exercer menos trabalho. Dessa forma, optam pelo que é mais conveniente e favorável para eles.
É possível perceber a entrada dessa geração dentro do mercado de trabalho, isso porque eles optam por opções de monetização dentro da internet. Afinal, essa geração é referente às crianças que cresceram junto à tecnologia e conseguem muito bem se adaptar a esse tipo de jornada.
Esses jovens, que ingressam em suas áreas profissionais, procuram maneiras de conseguir ser criativos, técnicos, mas, ainda assim, querem estar por dentro do que está em alta. Dessa forma, empregos que oferecem trabalhos ligados à tecnologia são os favoritos dessas mentes.
Nos últimos anos, aconteceu a popularização de vídeos curtos na internet, devido ao sucesso do Tiktok. Para não ficar atrás, as redes sociais lideradas pela Meta, como Instagram e Facebook, já adquiriram mecanismos parecidos.
Logo, podemos perceber que essa geração tem tendências a querer se profissionalizar como “digital influencer”, utilizando plataformas como Instagram e Tiktok para atingir o objetivo.
Para esses jovens, a vida dentro de um escritório, seguindo regras da empresa, soa monótona e entediante. Dessa forma, a vida como digital influencer, podendo utilizar sua criatividade e suas próprias regras, soa bem mais tentadora.
No entanto, essa área não é a única para qual esses jovens trabalhadores irão prosseguir, já muitas outras áreas possibilitam seguir o mesmo rumo.
Digital Influencer e Criador de Conteúdo costumam andar lado a lado
Os criadores de conteúdo criam vídeos para as plataformas, como Instagram e Tiktok. Quando você consegue alcançar certo público, algumas marcas podem fechar parcerias e você se torna, então, um Digital Influencer, que indica produtos nas suas mídias sociais.
Trabalhar com Marketing de afiliados também é um caminho a se seguir. Nesse ramo, você deve ganhar uma porcentagem por vender algo, seja um produto ou serviço, se utilizando de um link que é ligado ao seu nome.
Outro ramo que vem crescendo muito e deve continuar são as lojas virtuais, onde esses vendedores poderão utilizar das redes para a divulgação.
Por fim, muitos trabalham como freelancers. Esse tipo de trabalho te dá a liberdade de ser criativo e trabalhar com diversos clientes e projetos.
Essas são algumas das tendências do mercado de trabalho para os mais jovens que estão ingressando agora na área profissional.