O mundo vem se tornando cada vez mais tecnológico, com isso, as profissões tendem a acompanhar esse ritmo. Algumas delas precisarão se adaptar a novos serviços e adquirir novas habilidades.
Entre essas ocupações, temos a dos advogados. Logo, será necessário atender ainda mais a demanda de áreas como marketing jurídico, analista de políticas públicas, gestor de inovação e outras áreas que emergem dentro da área de atuação do direito.
Um estudo feito pela FGV, mostra que novas funções e habilidades irão ser exigidas dos profissionais da área de direito. Segundo a pesquisa, existem cerca de onze áreas emergentes. Tendo isso em vista, é possível compreender quais serão as habilidades necessárias para atuar nesses novos cenários.
A professora da FVG, Olívia Pasqualeto, explica que “nem todas as áreas mapeadas são efetivamente novas, mas geram demandas por novas competências e habilidades“.
Será cada vez mais importante que o profissional possua o que chamamos de “soft skills“, que é a capacidade de adaptação e colaboração dentro do local de trabalho.
Até mesmo, algumas das áreas que não são relacionadas diretamente ao exercício do direito serão procuradas pelas organizações. Existem diversas habilidades que serão muito bem-vindas no mercado no futuro, é interessante já ficar atento a elas.
Como “Inteligência de dados e Analystics”, isso pode se encaixar no direito nas áreas de analista de dados jurídicos, engenheiro jurídico e arquiteto jurídico.
Já conhecimento sobre negócios pode agregar a áreas como empreendedor jurídico, marketing jurídico, copywriter e desenvolvedor de negócios.
Habilidades em gestão pode auxiliar as áreas de gestor de projetos, C-levels, coordenador jurídico, gestor de risco, OPS e gerente de conhecimento.
Ter conhecimento sobre regulatório e institucionais, pode ser útil nas áreas de advocacia, analista de políticas públicas e advocacia de relações institucionais e governamentais.
Já ter conhecimentos sobre inovação pode ser de grande ajuda na área de gestão de inovação e designer.
É importante ser um profissional que se atente à demanda do mercado. Isso porque cumprir esses serviços te faz um profissional necessário dentro das organizações.
Com a mudança cada vez mais frequente, devido à consequência da tecnologia, é importante se antenar para se adaptar à nova realidade.