Pular para o conteúdo

Essas profissões NÃO existiam 20 anos atrás: Você exerce alguma delas?

  • por

Com a evolução da tecnologia na era digital, houve uma inovação em todos os aspectos de nossas vidas, inclusive nas profissões. Por conta disso, surgiram novas necessidades, como o surgimento de alguns empregos e, por consequência disso, a extinção de outros.

Muitos se ouve falar sobre realidade virtual (RV), criptomoedas, gamers, influenciadores, etc. De acordo com o Fórum Econômico Mundial (FEM), no relatório Futuro do Trabalho, em média, 65% das crianças, que hoje estão na escola primária, trabalharão em algo que ainda não existe.

Essa possibilidade se tornará real com as tendências como robótica, transporte autônomo, inteligência artificial, biotecnologia e genômica, entre outras. Confira abaixo sete profissões que não existiam há duas décadas.

Confira as 7 profissões que não existiam há duas décadas

1. Desenvolvedor de Aplicativos

Desenvolvedor de Aplicativos Móveis ou Desenvolvedor Mobile lida com todo o processo de desenvolvimento do código do aplicativo desde sua concepção inicial, sua implementação, seu teste e seu design até a publicação final.

Várias empresas fazem uso de aplicativos para seus clientes! Um perfil altamente exigente e com um futuro profissional muito promissor.

2. Youtuber (Criador de Conteúdo do YouTube)

Com o surgimento do YouTube e outras plataformas de compartilhamento de vídeo, agora ser um Youtuber, Blogueiro de Vídeo ou Vlogger se tornou uma carreira, ou seja, é possível ganhar um bom dinheiro com isso.

Por exemplo, as grandes estrelas que possuem um canal de vídeos dominam a arte de entreter o seu público, com isso, conseguem trazer milhões de dólares para seus portfólios através de publicidade, redes sociais e, até mesmo, com patrocínios.

3. Social Media

No ano de 2006, a época em que a social chamada Facebook estava apenas no início, o Instagram ainda não existia, o Twitter estava começando a surgir, não havia a urgência de existir Gerentes de Mídias Sociais ou Social Media para as estratégia de marketing.

Hoje em dia, o Facebook possui 2,9 bilhões de contas ativas e se tornou a rede social mais popular do mundo. Em 2° lugar está o WhatsApp, com mais de 2 bilhões de usuários, segundo dados do estudo Digital 2022: Global Overview Report.

4. Motorista de Uber

Em 2009, surgiu a empresa Uber que atualmente é a startup mais valorizada do mundo inteiro, com valor de mercado com uma estimativa em mais de 62 bilhões de dólares. Mesmo com conflitos que tem enfrentado, a receita da empresa subiu 83% no último trimestre de 2021.

Talvez este trabalho não dure tanto quanto outros desta lista, já que, por exemplo, a Uber está de olho no uso de veículos autônomos para fornecer seu serviço. Esse método de trabalho permitiu que muitas pessoas conseguissem trabalhar e garantir sua renda.

5. Analista de Big Data

O perfil deste profissional pode estabelecer estratégias dentro da empresa. Através da matemática e estatística, é possível realizar análises completas e alcançar bons resultados

Este profissional não se iguala ao Cientista de Dados. A principal diferença entre os dois é que o Analista usa dados de uma única fonte de um sistema CRM, porém, o deve analisar dados de diversas fontes.

6. Agile Coach

Estes profissionais lideram metodologias eficientes e trabalhos em equipe, em diferentes atividades, principalmente em web. Agile Coach revoluciona as metodologias nas empresas.

7. Especialista em Computação em Nuvem

Há uma década, trabalhar na nuvem poderia ser referência ao trabalho de piloto de avião. Em 2006, o termo surgiu de uma conferência em que Eric Schmidt descreveu a abordagem do Google para software como “computação em nuvem”.

O gerenciamento de nuvem, engenharia e desenvolvimento de estratégias se tornaram alguns dos serviços do especialista em computação em nuvem, profissão que se popularizou nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *