Pular para o conteúdo

Quer mudar de carreira? Veja quais são as profissões mais felizes

  • por

“Trabalhe com o que ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Já ouviu isso antes? Essa frase popular reflete a satisfação que só os profissionais que trabalham com aquilo que amam podem sentir. É o sonho de muita gente ser feliz na carreira profissional, algo que certamente é difícil de ser alcançado.

Profissões que satisfazem

Contudo há algumas pessoas que conseguem mesmo ser mais felizes do que outras nas atividades que exercem. Com base numa pesquisa realizada na Universidade de Chicago, a Forbes divulgou uma lista com dez profissões que levam mais felicidade aos trabalhadores. Consegue imaginar quais são? Dá uma olhada.

1. Clero

Em todas as vertentes religiosas, os profissionais indicam um alto grau de felicidade. O motivo é óbvio: pode-se juntar a fé ao trabalho.

2. Bombeiro

Mesmo com a remuneração injusta, esses profissionais atuam no combate aos incêndios, afogamentos, realizam procedimentos pré-hospitalares, resgates e ainda salvam gatinhos em árvores.

Por salvar vidas, o bombeiro considera-se satisfeito em sua profissão. Pelo mesmo motivo, eles são considerados os heróis e heroínas da vida real.

3. Fisioterapeuta

Um sentimento de respeito e gratidão é desenvolvido ao longo de tratamento com pacientes que sofreram algum acidente e tiveram as suas capacidades físicas limitadas. É por meio do trabalho de um fisioterapeuta que a qualidade de vida do paciente pode ser recuperada.

4. Escritor

Dotados de muita criatividade, os escritores têm a liberdade de criar um mundo só seu. Um que, posteriormente, será interpretado e vivido também pelos leitores. Quando o objetivo de chamar a atenção do leitor para a história é atingido, o escritor sente-se imensamente satisfeito no exercício de sua profissão.

5. Professor de educação especial

Os professores que auxiliam o ensino de alunos que exibem alguma deficiência mental ou física garantem que o acompanhamento na educação dos estudantes que necessitam de inclusão traz uma satisfação que nenhum dinheiro seria capaz de pagar.

6. Professor

A escola deve ser um ambiente acolhedor ao aluno, pois é sua segunda casa. Por vezes, os jovens passam mais tempo com seus professores do que com os seus próprios responsáveis. Com isso, além de ensinar e orientar o futuro do aluno, acontece de o professor ainda se tornar uma inspiração para ele, visto que é a partir da relação de ensino e aprendizagem que o aluno vai se transformar em um cidadão e ajudar a moldar o mundo.

7. Artista plástico

Como já pode ser observado, aqueles que usam a criatividade para exercer a profissão são os que mais sentem satisfação em trabalhar. Não é diferente no caso dos artistas plásticos. A liberdade proporciona a felicidade.

8. Psicólogo

Além da criatividade, um outro aspecto que leva à felicidade profissional e pode ser observado ao longo da lista é a ajuda ao próximo. Por meio de seu conhecimento, o psicólogo auxilia a saúde mental de seu paciente, levando equilíbrio e ajudando na cura de traumas.

A psicologia foi considerada a profissão mais importante no cenário pós-pandêmico.

9. Corretor financeiro

65% dos empregados desta categoria que foram entrevistados afirmaram estar satisfeitos em atuar na área, pois a remuneração é justa e a rotina de trabalho é estável.

10. Engenheiro operacional

Além da boa remuneração, os engenheiros operacionais sentem-se satisfeitos pela adrenalina de operar grandes e pesadas máquinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *