Pular para o conteúdo

Mercado da soja 05 de junho

  • por

No mercado da soja, liquidez segue em alta no mercado interno

A liquidez interna, que já estava aquecida nas primeiras semanas de maio, aumentou no encerramento do mês, período em que o dólar operou acima dos R$ 5,00.

Esse cenário, somado à valorização externa, incentivou vendedores domésticos a elevarem o volume de soja ofertado. Importadores, por sua vez, foram atraídos também pela taxa cambial e pela queda no prêmio de exportação no Brasil.

Na análise da semana anterior, “Com a valorização do dólar frente ao Real, a liquidez no mercado interno de soja voltou a crescer, à medida que atraiu importadores ao Brasil. Segundo pesquisadores do Cepea, vendedores também foram estimulados a negociar, neste caso, diante da elevação dos prêmios de exportação. Contudo, as altas nos prêmios e nos preços domésticos foram limitadas pelos estoques elevados no País, uma vez que a colheita da safra 2022/23 segue para a reta final”.

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário abriu o ano de 2023 com crescimento de 21,6% no primeiro trimestre, na comparação aos três meses anteriores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior variação positiva em 27 anos. O setor responde por cerca de 8% de toda a economia do país.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja, principal cultivo da agropecuária, apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%.

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR), deputado Tião Medeiros (PP-PR), ressaltou que os dados divulgados pelo IBGE só reafirmam a força da Agropecuária para o país. “A produção da soja e do milho ajudaram a sustentar o bom desempenho do PIB, gerando um ótimo reflexo no setor de serviços como nos segmentos de transportes e comércio. Vamos continuar trabalhando para o crescimento do Agro ao longo dos próximos meses”, finalizou.

Veja a tabela indicativa abaixo:

soja

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *