Em entrevista ao Agronews, o Arquiteto Antonio Carlos Candia esclarece os detalhes da revitalização do Parque de Exposições de Cuiabá e revela a possibilidade de integração com a nova Orla do Porto e Complexo Dom Aquino. Confira a entrevista completa, aperte o Play!
Revitalização do Parque de Exposições
O processo de transformação dos mais de 140 mil metros quadrados do Parque de Exposições Sen. Jonas Pinheiro, na capital cuiabana, esta em fase de execução desde o final de 2021. A previsão é que até o final deste ano seja concluída a primeira fase desta revitalização.
O Portal Agronews entrevistou o arquiteto, Antonio Carlos Candia, responsável pelo acompanhamento da execução da obra, prevista no Plano Diretor do Sindicato Rural de Cuiabá. Segundo Candia, este projeto é fruto de trabalho que vem sendo gestado há cerca de 4 anos, e tem como objetivo valorizar uma área privilegiada de Cuiabá.
“Em vez de fazer reformas parciais em edifícios existentes, decidimos criar um plano diretor e reprogramar as atividades, além de reprojetar os prédios. Eles serão divididos em duas áreas principais, separadas por uma ampla Avenida Central. De um lado, haverá a parte de animais, com leilões e currais, e, do outro lado, a parte de entretenimento. Uma terceira parte será separada do parque e voltada para a Av. Beira Rio, onde está sendo construído um Shopping Rural.“, explica Antonio Carlos.
Integração com a Orla do Porto e Complexo Dom Aquino
Sobre o processo de requalificação da região do Porto, executado pela Prefeitura de Cuiabá – que contempla o espaço da feira municipal, aquário municipal, Orla, o novo cais do porto e o complexo Dom Aquino, o Arquiteto explica que durante a elaboração do plano diretor, surgiram algumas ideias não desenvolvidas, mas que foram registradas. Uma delas era a integração do Parque com o Ginásio Dom Aquino, através da Rua São Cristóvão, onde seria construído um calçadão.
“Com a construção do shopping popular, aumentou a oportunidade de estudar essa integração e transformar a área em um local de lazer e entretenimento, proibindo o tráfego de automóveis e criando uma passarela ligando a Rua São Cristóvão à orla do porto, recentemente inaugurado.“, diz Candia.
“Este é um sonho antigo dos frequentadores do Parque, que desejam transformá-lo em um dos locais de entretenimento e lazer mais importantes de Cuiabá. Com fácil acesso e próximo aos principais bairros da região, acreditamos que este sonho finalmente se concretizará.“, completa Antonio Carlos Candia.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®