Pular para o conteúdo

A horta da família Brasil em crise

  • por

A severa estiagem enfrentada pelo agronegócio em Mato Grosso e outras regiões do país, tem gerado comemorações precipitadas por parte de alguns grupos, que torcem pelo fracasso do homem do campo. Porém, antes de festejarmos as dificuldades alheias, precisamos entender que campo e cidade são partes de uma mesma família chamada Brasil.

A família Brasil

Imagine uma numerosa família brasileira, onde cada integrante desempenha um papel diferente e importante. Por exemplo, o pai na construção civil, a mãe professora, o filho mais velho cuida da horta, a filha jovem ajuda nos afazeres domésticos e o caçula na escola. Parte da comida desta família vem da horta cuidada pela mãe e filhos. O excedente é vendido aos vizinhos, gerando uma renda extra que faz a família prosperar.

Porém, nem todos na família se apoiam. Após uma briga cotidiana por divergência de interesses, como acontece na maioria das famílias, alguns irmãos mais novos, por imaturidade ou falta de visão, menosprezam e torcem pelo fracasso dos que trabalham na horta. “Tomara que a plantação murche, pra eles aprenderem!“, desdenham e riem dos infortúnios causados pelas adversidades. De fato, com a estiagem, a produção familiar despenca. E os irmãos que torciam contra comemoram as dificuldades, sem perceber que o prejuízo na horta logo afetará o sustento de todos.

O irmão Agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *