Produtores rurais de Diamantino, no Mato Grosso, estimam 50% de perdas na próxima safra. Situação é preocupante e vários municípios já decretaram Situação de Emergência no estado
Diamantino, conhecida por suas vastas terras férteis, enfrenta uma safra desafiadora e com fortes indícios de uma possível quebra em torno dos 50% na próxima colheita. Nós do Agronews estamos acompanhando de perto essa situação que se estende também a outros munícipios de Mato Grosso, e realmente é muito preocupante o cenário que se desenha para a próxima safra.
Diamantino estima 50% de perdas na próxima safra
Para mostrar essa realidade desafiadora, conversamos com o presidente do Sindicato Rural de Diamantino, Altemar Kroling, que compartilhou um panorama preocupante da atual crise hídrica. A cidade, que normalmente planta 420.000 hectares de soja, viu cerca de 5% dessa área sem plantio devido à falta de chuvas. Kroling destaca ainda a desistência de muitos agricultores, indicando a influência direta da escassez de água nas decisões cruciais dos produtores, além de prejuízos e muitas incertezas.
Aperte o play no vídeo abaixo para conferir a depoimento do presidente do Sindicato.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria…