Pular para o conteúdo

Startup desenvolve soja “mutante” com DNA de porco

  • por

Conheça a Piggy Sooy, uma espécie de soja “mutante” com DNA de porco. A cor rosa da inovação alcançada pela Moolec Science na produção de proteínas a base de plantas

A startup de biotecnologia Moolec Science anunciou recentemente uma conquista surpreendente em sua plataforma de soja “Piggy Sooy”. Através de sua tecnologia patenteada Molecular Farming (agricultura molecular), a empresa foi capaz de alcançar um nível extremamente alto de expressão de proteína de porco em sementes de soja – chegando a 26,6% da proteína solúvel total, 4x maior que o inicialmente projetado.

Soja “mutante” com DNA de porco

Quando vimos o tom rosado das sementes de soja, ficamos maravilhados”, disse o Dr. Amit Dhingra, Diretor Científico da Moolec. “Isso demonstra visualmente o enorme potencial da nossa tecnologia para produzir grandes quantidades de proteínas animais dentro das plantas de forma eficiente e escalável”, completa.

Startup desenvolve soja

A cor rosa se deve à presença da mioglobina, uma proteína encontrada no músculo de porcos que dá à carne suína seu característico tom rosado. Ao inserir os genes responsáveis pela produção de mioglobina dentro do DNA da soja, a Moolec conseguiu fazê-la sintetizar e acumular esse componente-chave da carne suína em níveis sem precedentes.

Esta conquista abre um precedente para toda a comunidade científica que busca expressão alta de proteínas em sementes via Molecular Farming”, disse Dhingra. “Temos o potencial de usar essa plataforma bem sucedida para uma ampla variedade de proteínas de interesse em diversas indústrias”.

O CEO e co-fundador da Moolec, Gastón Paladini, classificou o feito como uma prova tangível da capacidade da tecnologia Molecular Farming. “Nossa equipe de biologia vegetal está fazendo história na ciência dos alimentos. Não poderia estar mais orgulhoso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *