Presidente do Sindicato Rural de Água Boa alerta sobre as perdas previstas na ordem dos 30% e orienta quais estratégias o produtor deve adotar diante da crise
Água Boa e mais 26 municípios, que são importantes polos agropecuários do estado, enfrentam desafios consideráveis na produção agrícola devido à escassez de chuvas. Esta situação levou estes municípios a decretarem Estado de Emergência. Confira os detalhes mais importantes nesta matéria especial!
Água Boa em Estado de Emergência
O presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delai, em Mato Grosso, expressou recentemente a situação crítica enfrentada pelos produtores da região devido à escassez de chuvas. Em uma entrevista ao Agronews, ele destacou as dificuldades causadas pelas condições climáticas adversas, afirmando que “nossas perdas no ano passado são muito relevantes” e estimando uma perda em torno de 30% em diversas lavouras.
Aperte o play no vídeo abaixo para conferir o depoimento do presidente.
Os desafios que se apresentam são diversos, indo desde a necessidade de replanejar o cultivo até as questões financeiras que impactam diretamente os agricultores. A incerteza quanto ao resultado final é evidenciada quando ele menciona: “Não sabemos se ela se concretizará, pois é muito difícil você fazer estimativas antes das colheitas, principalmente na atual condição.“, avalia Geraldo. Essa incerteza ressalta a imprevisibilidade que os produtores enfrentam diante das variabilidades climáticas.
Orientações importantes diante da crise
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria…