Os gatos são mais vocais do que parecem. Eles se comunicam por meio de miados, chiados, grunhidos e gritos. Mas talvez o mais encantador e misterioso de seus sons seja o ronronar. Há algo de relaxante, quase hipnótico, nesse som único e diferente. Mas o que ele significa, você sabe?
Por que os gatos ronronam?
O ronronar desse pequeno felino pode ter diversos significados diferentes. Aqui estão 04 (quatro) motivos pelos quais seu amigo pode estar ronronando.
- Eles ronronam porque estão felizes: Talvez o exemplo mais óbvio disso é quando eles estão enrolados sobre o colo de um humano, onde eles ronronam porque se sentem aconchegados, quentinhos e contentes.
- Ronronam para se acalmar: É verdade que eles ronronam durante momentos de relaxamento extremo, especialistas afirmam que os bichanos também ronronam em situações de muito estresse ou dor, como durante uma visita ao veterinário ou ao dar à luz.
Cientistas agora acreditam que os gatos ronronam para se acalmar, o que significa que eles podem ronronar em situações estressantes ou assim como quando estão enrolados sobre o colo de alguém. As vibrações de baixa frequência do ronronar ajudam a respirar melhor e aliviar a tensão.
- O ronronar ajuda na recuperação: Ronronar faz mais do que simplesmente acalmá-lo – cientistas acreditam também que essas vibrações podem ajudar a curar lesões, reparar e fortalecer músculos e até mesmo agir como analgésico, o que pode explicar por que quando eles estão machucados ou doentes gastam uma energia valiosa ronronando.
- Ronronar para “pedir algo” ajuda-o a conseguir o que quer. Ronronar pode ajudar seu gato de formas mais diretas. Cientistas identificaram um tipo particular de ronronar, que eles chamam de “ronronar de pedido”, que parece ser usado exclusivamente para obter algo de seus donos, seja afeto ou comida.
O “ronronar de pedido” é uma mistura de miado e ronronar e se aproxima em frequência do som de um bebê chorando – um som ao qual nós somos naturalmente programados para atender.
Seu ronronar pode ser benéfico para os humanos
O ronronar pode trazer benefícios para os humanos também. Um amplo estudo realizado pelo University of Minnesota Stroke Centre descobriu que donos de gatos têm menos chance de morrer de doenças cardiovasculares do que pessoas que não têm gatos – e algumas pessoas sugerem que a exposição ao ronronar pode ser parte do motivo.
E se meu gato não ronronar?
Cada bichano ronrona de maneira diferente, em volume diferente, em tons diferentes… Alguns ronronam de forma meiga, quase que silenciosamente, e a única maneira de identificar que eles estão fazendo isso é sentir a vibração ao tocar no seu pescoço. Além disso, alguns parecem não ronronar e, tirando os casos de lesões às suas cordas vocais, os cientistas atualmente estão buscando entender o porquê.
Felinos ferais têm maior probabilidade de não ronronar do que os gatos domésticos, motiva a teoria de que as mães de felinos ferais inibem o ronronar de seus filhotes para evitar atrair predadores.
Veja também: Você sabia que o cérebro do gato parece com o cérebro do humano
Os cientistas também percebem que os gatos ferais são menos vocais do que seus parentes domesticados, geralmente ronronando e miando apenas quando filhotes, mas abandonando esses hábitos ao se tornarem adultos. Pode ser que isso ocorra porque os gatos domesticados desenvolvem suas tendências vocais para melhor se comunicar com os humanos. Um gato que ronrona pode estar pedindo carinho ou algum mimo, enquanto um gato que mia pode receber seu jantar mais rapidamente do que um companheiro mais quieto.
Data da 1ª publicação: 28 de setembro de 2022
Data da atualização: 04 de janeiro de 2024
AGRONEWS® é informação para quem produz
AGRONEWS® é informação para quem produz
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria…