Após iniciar o ciclo da Morfologia com Passaportes sendo realizados de forma inédita na primavera, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) se prepara para dar continuidade, no próximo mês, às seletivas que selecionarão os animais melhor pontuados para a grande final da Morfologia, que ocorre na Expointer, já estão com vagas garantidas os passaporteados em Santa Catarina, no Paraná e em quatro etapas no Rio Grande do Sul.
Conforme o calendário da entidade, ainda há 16 passaportes agendados. As seletivas serão realizadas em todas as regiões do Brasil. O vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Esportivas, André Luiz Narciso Rosa, conta que a próxima etapa inicia em março, por Chapecó, em Santa Catarina e, nesta semana, todos os jurados serão indicados pelo Conselho Deliberativo Técnico. O ciclo passado contou com 22 jurados e mais 22 auxiliares.
O dirigente afirma que não há dúvidas da importância desses passaportes, das mostras realizadas nas várias regiões do Brasil. Segundo ele, talvez seja uma primeira oportunidade para criadores que buscam excelência e novos criadores, a terem contato com animais de ponta. “A importância é mostrar esse cavalo bonito, esse cavalo que a gente procura, que a gente busca, que a gente sabe que está difundido nas várias regiões do Brasil e que vai estar presente nesta pista”, garante. Os Núcleos de Criadores, organizadores das provas, têm até meados de junho para realizarem suas seletivas.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria…