Cientista criam células de combustível microbianas capazes de gerar energia a partir do solo, com isso a computação sustentável do futuro poderá ser alimentada por ambientes sujos
Células de combustível microbianas (SMFC)
Uma nova pesquisa da Northwestern University, UC San Diego e Georgia Tech apresenta uma visão promissora para o futuro da computação sustentável – usando energia gerada a partir do solo (Yen et al., 2023). Os pesquisadores desenvolveram protótipos de Células de Combustível Microbianas de Solo (Soil Microbial Fuel Cells – SMFC) que podem coletar eletricidade de micróbios naturalmente presentes no solo. Essas SMFCs oferecem uma fonte de energia renovável para alimentar pequenos dispositivos eletrônicos sem depender de baterias ou painéis solares.
“A degradação climática causada pelo homem e a explosão de lixo eletrônico empurraram a comunidade de computação a explorar alternativas fundamentais aos dispositivos de computação onipresentes movidos a bateria que precisam de substituição e recarga constantes”, explicam os pesquisadores. “As SMFCs oferecem grande potencial como uma fonte de energia renovável em aplicações onde as baterias químicas e os painéis solares são inadequados, como em infraestruturas verdes, zonas úmidas ou subterrâneas” (Yen et al., 2023).
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria…