Boletim Agro em Dados destaca desafios locais e posição nacional na produção do café arábica. Soja, milho, bovinos, suínos, frangos e lácteos também têm lugar na edição deste mês
Com sua maior concentração em áreas irrigadas, o cultivo do arábica em Goiás ainda busca espaço frente a outras culturas. A safra de 2023 enfrentou desafios devido à bienalidade negativa, resultando em redução de produtividade. As áreas em formação cresceram 117,1%, indicando investimentos promissores. É o que mostra o Agro em Dados de janeiro.
O uso de tecnologias de manejo tem contribuído para manter o estado em posição de destaque no cenário nacional de produtividade, com a expansão das áreas em formação e investimentos promissores o cultivo do café arábica em Goiás ganha destaque no cenário nacional.
Pedro Leonardo Rezende – Seapa Goiás
O informativo Agro em Dados destaca que as chuvas, ainda que irregulares, trouxeram alívio para os produtores de soja em Goiás, impulsionando o plantio da safra 2023/2024. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou a semeadura da oleaginosa até 12 de janeiro, em decorrência da forte influência do fenômeno climático El Niño, que ocasionou irregularidades das chuvas e elevadas temperaturas no segundo semestre de 2023.
A produção da safra anterior favoreceu a manutenção dos estoques de passagem, o que deve contribuir para atender à demanda internacional, especialmente da China. O plantio de milho 1ª safra está discreto em comparação à safra anterior, com produtores priorizando a soja.
Patrícia Honorato – Superintendente de Produção Rural da Seapa.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria…