Raça rústica, voltada para o trabalho pesado no campo, o Buldogue Campeiro é um excelente cão de guarda e muito fiel aos seus tutores, confira abaixo o que o AGRONEWS® separou para você amigo leitor:
O Buldogue Campeiro é uma raça originária do Brasil e que descende de antigos cães da Raça Buldogue. Tornou-se um cão de trabalho adaptado às condições regionais, sendo selecionado especialmente para trabalho na pecuária mais especificamente na lida com o gado, possuindo habilidades naturais, esse cachorro tem um grande potencial para buscar o “Gado fujão” fazendo com agilidade independente do peso do boi.
O “cão boiadeiro”, como é conhecido mundialmente, foi utilizado nos campos gaúchos e principalmente no estado de Mato Grosso “celeiro mundial” para controlar e capturar gado (contenção de gado). A partir do ano de 2001, a raça foi reconhecida oficialmente pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).
Dados importantes sobre a raça
- Origem: Brasil;
- Peso do Macho: 35 à 45 kg;
- Peso da Fêmea: 30 à 40 kg;
- Altura do Macho: 53 cm na cernelha;
- Altura da Fêmea: 51 cm na cernelha;
- Expectativa de vida: 10 à 12 anos.
Características
O Buldogue Campeiro é um cachorro resistente, conseguindo aguentar bem climas adversos. É um cão extremamente forte e musculoso, você sabia que o Buldogue pode arrastar um boi de até 400 kg facilmente?
Adestrá-lo é uma tarefa nada complicada, já que é um cão inteligente, ele compreende e executa as ordens com rapidez e agilidade.
O filhote pode ser encontrado em diversas cores de pelagem. Todas as tonalidades são aceitas. Seus pelos são curtos e de textura média. Essas características tornam a frequência de cuidados menos intensa.
Temperamento
Destaca-se pela fidelidade ao dono, facilidade de adaptação e principalmente pela afetuosidade com crianças. Sua rusticidade e coragem o tornam um ótimo guardião. Pode tornar-se ciumento e possessivo, pela fidelidade extrema ao seu tutor.
Desconfiado com estranhos e tranquilo com sua família, é conhecido por não latir constantemente. Necessita de exercício diário, se não utilizado diretamente na lida com gado ou outro tipo de trabalho. O Buldogue Campeiro, possuí boa resistência, podendo ser bom companheiro para corridas, caminhadas e trilhas. É corajoso e possuí uma aparência intimidadora, sendo utilizado também como cão de guarda.
O lugar ideal para a raça viver
A raça pode ser criada tanto em meios rurais quanto urbanos. Mas, vale lembrar, que o lugar deve possuir uma grande área como sítios, chácaras, ou casa com amplo quintal, devido às suas origens e histórico de cão de trabalho.
Hoje, em canil especializado é possível encontrar um exemplar da raça Buldogue Campeiro a venda por um preço inicial de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).
Curiosidades
- Você sabia que o Buldogue Campeiro é conhecido como “Cão Boiadeiro”, por sua alta habilidade na lida de gados?
- Este atlético cachorro é capaz de arrastar um boi de até 400 kg facilmente;
- Apesar de ser musculoso, ele é um cachorro que late muito pouco, sendo utilizado também como cão de companhia;
- Você sabia que o Buldogue Campeiro é uma raça genuinamente brasileira?
Esse foi então o Buldogue Campeiro. Para quem tem interesse em aliar segurança e companheirismo esta raça pode ser realmente uma boa escolha, e você amigo leitor, possuí um exemplar dessa raça? Conte-nos abaixo!
Publicada em 08/10/2020
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®
AGRONEWS® é informação para quem produz