Pular para o conteúdo

Fávaro prorroga estado de emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária

  • por

Prorrogação de emergência zoossanitária vale por mais 180 dias em todo território nacional, diz Carlos Fávaro – Ministro da Agricultura e Pecuária

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, por meio da Portaria nº 624, prorrogou, por mais 180 dias, a vigência do estado de emergência zoossanitária em todo território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.

Até este momento, não há registro de circulação do vírus na criação comercial, o que mantem o Brasil com status de país livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), exportando seus produtos para consumo de forma segura.

“O combate à gripe aviária é uma questão que merece a atenção de todos, pois o avanço da doença pode impactar diversos setores do país. A prorrogação nos dará mais segurança para o enfrentamento a esta crise sem maiores riscos”, destaca Fávaro.

Carlos Fávaro – Ministro da Agricultura e Pecuária

Favaro afirma que revolução no agro deve acontecer pela Educação
Carlos Fávaro – Ministro da Agricultura e Pecuária

A emergência zoossanitária já havia sido decretada, pela primeira vez, em 22 de maio deste ano como uma medida do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

O Ato permite ao Governo adotar medidas de erradicação do foco de forma rápida, a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais, bem como ações integradas para conter a disseminação da doença pelo Brasil.

Casos confirmados

  • Até o momento, o Brasil já soma 139 focos da doença confirmados, sendo em aves silvestres, aves de subsistência e mamíferos;
  • O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) segue alertando a população que não toquem ou recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe;
  • Não há risco no consumo de carnes e ovos de aves ou qualquer produto de origem animal inspecionado.

Para saber mais informações sobre a gripe aviária, clique aqui.

influenza fávaro

Veja também

Cientistas desenvolvem nova raça de vacas sustentáveis

Nova raça de vacas sustentáveis ainda não tem nome, mas projeto combina a capacidade de produção de leite, com a resistência ao calor, seca e doenças típicas de animais nativos de países tropicas, gerando vacas capazes de produzir até 20 vezes mais leite do que as raças locais.

Como sabemos, o gado leiteiro é uma importante fonte de alimentos e renda para muitas populações nos trópicos, mas enfrenta diversos desafios para aumentar sua produtividade e sustentabilidade. Entre eles, estão as condições climáticas adversas, as doenças, os recursos limitados e a baixa qualidade genética dos animais. Para superar esses obstáculos, é necessário desenvolver programas de melhoramento genético que levem em conta as características e necessidades locais, bem como as potencialidades de diferentes grupos genéticos.

Projeto inovador

Nova raça de vacas sustentáveis frango

Em uma iniciativa inovadora, cientistas da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos USA, estão prestes a transformar a realidade dos agricultores de subsistência na Tanzânia com vacas sustentáveis capazes de produzir até 20 vezes mais leite do que as raças locais. O projeto, publicado na revista Animal Frontiers, combina a capacidade de produção de leite de raças Holstein e Jerseys com a resistência ao calor, seca e doenças do Gyr, uma raça de gado nativa comum em países tropicais.

O líder do projeto, Matt Wheeler, professor no Departamento de Ciências Animais da Faculdade de Ciências Agrícolas, do Consumidor e Ambientais (ACES), de Illinois, está entusiasmado com os resultados e enaltece o trabalho dos criadores brasileiros… Clique aqui para ver mais desta importante notícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *