No mercado da mandioca, preços estão em queda pela 10ª semana consecutiva, veja mais informações abaixo:
O mercado da mandioca segue com preços em baixa, marcando a 10ª semana consecutiva de queda. A demanda continua desaquecida, especialmente no setor de fécula. A produção tem enfrentado restrições devido aos volumes significativos armazenados nos estoques. O excesso de oferta contribui para o atual cenário.
A colheita tem progredido lentamente, em parte devido à disponibilidade limitada de área. Isso se tornou um desafio adicional, à medida que os produtores lutam para atender à demanda em declínio e manter a competitividade no mercado.
A situação torna-se mais preocupante quando examinamos os preços da matéria-prima. Eles continuam pressionados, com a média caindo pela décima semana consecutiva. Os valores fecharam abaixo de R$ 575,00 por tonelada, equivalente a R$ 1,00 por grama de amido, um patamar que não era visto desde outubro de 2021.
Na análise anterior, “A indústria de fécula no Brasil atinge um marco histórico ao esmagar mais de 2 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2023, um aumento notável em relação ao ano anterior. O sucesso dessa conquista pode ser atribuído a fatores como o aumento da área colhida e alta produtividade em todo o país. Embora tenhamos visto um crescimento notável, a última semana registrou uma diminuição de 26% na moagem”. Clique aqui para saber mais desta análise.
No quadro de Direito Ambiental do Agronews desta semana, a Dra. Alessandra Panizi esclarece em detalhes a decisão sobre o o Licenciamento de atividades rurais em áreas úmidas do Araguaia e Guaporé.
Aperte o play no vídeo abaixo e confira!
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®
AGRONEWS® é informação para quem produz