Cientistas desenvolvem tecido digital capas de projetar imagens em vestido interativo de verdade. Mulheres do agro já estão de olho na novidade
A moda, que sempre foi uma tela para design e expressão, agora é uma tela, literalmente. Este vestido experimental é mais do que uma peça de roupa, é um maravilhoso pedaço de alta tecnologia que pode exibir padrões e imagens, como uma tela digital de baixa resolução. Mas como será que isso funciona? Vamos entender juntos.
Vestido interativo digital
Antes de mais nada, vamos dar uma espiada no Projeto Primrose da empresa de software Adobe para entender essa revolução fashionista. Segundo eles: “Avanços recentes em materiais inteligentes permitiram que displays fossem além das superfícies planas para fazer parte do tecido da vida cotidiana. Propomos módulos refletores de difusão de luz para sistemas de display flexíveis não emissivos. Nosso sistema aproveita o cristal líquido disperso em polímero (PDLC) refletivo, um material eletroativo comumente usado em aplicações de janelas inteligentes. Este material de baixo consumo de energia não emissivo pode ser cortado em qualquer forma e difunde luz dinamicamente.“
Em termos mais simples, eles pegaram esse material mágico, programaram pequenas escalas ou “pétalas” com o software da Adobe e voilà – temos um tecido que pode ser usado para roupas, bolsas, cortinas, móveis e inúmeras outras superfícies. Tudo isso criado e programado por uma equipe de cientistas liderada por Christine Dierk. Ela não apenas liderou o projeto, mas também costurou o vestido!
Essa incursão da tecnologia na moda não é apenas emocionante; ela também se alinha com os avanços na tecnologia generativa, como a inteligência artificial. Com algoritmos capazes de criar designs únicos e personalizados com base nas preferências individuais, podemos imaginar um futuro em que a IA projeta roupas que se adaptam perfeitamente ao nosso estilo e corpo.
Imagine um assistente virtual de moda que não apenas sugere peças, mas também cria designs sob medida com base em seus gostos e necessidades. A combinação de tecidos inteligentes e IA está destinada a revolucionar a forma como vestimos, tornando a moda mais acessível e personalizada do que nunca. O que parece ficção científica está rapidamente se tornando uma realidade fashionista emocionante.
Apresentando a tecnologia ao mundo da moda
Ah, mas a magia não para por aí. Durante o Adobe MAX 2023 Sneaks, nossa cientista de moda, Dierk, vestiu o vestido interativo e demonstrou o que essa maravilha tecnológica pode fazer. Imagine um vestido com componentes ainda menores, um tecido com mais “pixels” que pode exibir padrões de alta resolução, cores, fotos, vídeos, animações, designs baixados de seu designer favorito ou até mesmo sua própria obra-prima, a la “Detona Ralph”
Você se lembra de como as telas de nossos celulares costumavam ser? Pequenas e com baixa resolução, certo? Agora, imagine um vestido que pode competir com a qualidade de uma tela de alta definição. Você pode vestir o pôr do sol no Grand Canyon ou até mesmo o seu gatinho fazendo coisas engraçadas. Com um vestido desses, você é a tela.
Assista abaixo a impressionante apresentação do vestido interativo digital. Aperte o play e confira!
O futuro das passarelas
A moda nunca mais será a mesma. Adeus, vestidos monótonos! Sejam bem vindos, vestidos que fazem as pessoas se perguntarem: “Você está transmitindo o novo filme da Netflix?” E tudo isso é apenas o começo. Portanto, fique ligado para o futuro deslumbrante da moda, porque ele está prestes a se tornar tão surpreendente quanto um vestido que exibe a aurora boreal na sua próxima festa! E, lembre-se, em breve estaremos transmitindo ao vivo direto de passarelas digitais.
Mantenha a cabeça erguida e o guarda-roupa eletrônico pronto para a revolução tecnológica fashionista. Não é apenas moda, é o futuro da moda! 💃🕺📺
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®