No mercado do açúcar, preços disparam em meio à safra abundante, veja maiores informações abaixo:
O mercado do açúcar cristal branco está em ebulição, com um cenário que desafia as expectativas em setembro. Apesar da safra promissora de 2023/24 e do aumento na produção, os preços do indicador do cristal, com cor Icumsa de 130 a 180, surpreenderam ao registrar uma média de R$ 151,20 por saca de 50 kg, representando um impressionante aumento de 11,78% em relação a agosto de 2023.
Um dos principais impulsionadores dessa alta de preços é o açúcar demerara, que atingiu patamares elevados na Bolsa de Nova York. Os investidores têm observado atentamente o mercado internacional, e a valorização do demerara tem sido um fator crucial. Em setembro, a vantagem das vendas externas em relação às internas se ampliou significativamente, levando as usinas paulistas a redirecionar uma parcela considerável do açúcar cristal, em especial o tipo Icumsa 150, para o mercado de exportações.
A decisão das usinas paulistas de aumentar as exportações teve um impacto direto na oferta para as vendas internas. Como resultado, os compradores no mercado interno enfrentaram uma redução na disponibilidade do cristal branco. Isso gerou uma pressão ascendente nos preços, à medida que a demanda interna continuou firme, especialmente em meio ao cenário global de crescente procura por produtos açucarados.
O aumento repentino nos preços do açúcar cristal branco em setembro levanta questões sobre o que o futuro reserva para esse mercado. Com a safra 2023/24 ainda em pleno andamento, será interessante acompanhar como os produtores irão gerenciar o equilíbrio entre o mercado interno e as oportunidades de exportação. Além disso, as condições climáticas, as flutuações cambiais e os desenvolvimentos globais no setor açucareiro também desempenharão um papel fundamental nas tendências de preços nos próximos meses.
Na análise anterior, “Uma das principais razões para a alta nos preços no mercado interno é a recente valorização do açúcar demerara no cenário internacional. O demerara é amplamente utilizado como referência global para os preços do açúcar, e as valorizações que têm ocorrido nesse mercado têm influenciado diretamente os preços do cristal branco no mercado interno. Muitos agentes de usinas têm priorizado a exportação do açúcar, aproveitando a demanda internacional aquecida e os preços favoráveis. Isso tem resultado em uma redução na oferta no mercado interno, o que, por sua vez, tem contribuído para a elevação dos preços”. Clique aqui para saber mais desta análise.
Marco Temporal, uma questão complexa e atual
No quadro de Direito Ambiental, a Dra. Alessandra Panizi esclarece sobre um tema de grande relevância: o Marco Temporal da demarcação de terras indígenas
Recentemente, foi aprovado no Senado o projeto de lei 2903/2023, que estabelece o Marco Temporal e introduz outras regulamentações cruciais para essa questão. Aperte o play no vídeo abaixo e confira a análise completa.
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®
AGRONEWS® é informação para quem produz