Chapeiro Robô impressiona ao preparar lanches usando Inteligência Artificial. Esta foodtech, uma inovação brasileira chamou atenção de investidores estrangeiros
Ah, meu amigo, pegue sua cadeira de balanço e prepare-se para ouvir a história mais surpreendente vinda do interior do Brasil. Lá nas terras de Curitiba, no Paraná, uma hamburgueria resolveu inovar de um jeito que até os galos no poleiro ficaram espantados: eles trouxeram um “Chapeiro Robô” para a cozinha! É isso mesmo, agora tem um robozinho fazendo hambúrgueres!
Comida do futuro, hoje!
Você deve estar pensando que isso só poderia ser coisa de filme futurista, mas a Rob’s Burger & Chickens não brinca em serviço. Essa hamburgueria, que tem apenas uma unidade na capital paranaense, está fazendo história com um robô de inteligência artificial que prepara hambúrgueres sob demanda. É tipo uma versão tecnológica do vovô, que sempre sabia a hora certa de alimentar as galinhas.
E os clientes? Ah, eles adoram essa nova atração no pedaço. Quem não gostaria de ver um robô preparando seu lanche? Com essa novidade, a hamburgueria não só conquistou o coração dos clientes locais, mas também chamou a atenção de investidores brasileiros e até estrangeiros. Parece que a fama do Chapeiro Robô já cruzou fronteiras!
Veja abaixo um vídeo produzido pelo Canal Bom de Garfo, que visitou essa lanchonete do futuro. Aperte o play e confira!
O novo cenário da Inteligência Artificial
Mas, olha só, a coisa fica ainda mais interessante quando olhamos para o cenário geral. Com todo mundo voltando ao batente e a vida cada vez mais agitada, o consumo de “fast food” tem subido que nem cavalo brabo. De acordo com a Kantar, mais de 13,7 milhões de brasileiros correram para lanchonetes no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 10,4% em relação ao ano passado. É tanto pessoal atrás de lanche rápido que a fila parece até a saída do curral na hora da ordenha!
A magia do Chapeiro Robô
A Rob’s Burger & Chickens investiu pesado para trazer essa hamburgueria automatizada à vida. Os criadores desse negócio, liderados pelo CEO e sócio-fundador Fábio Cardoso, passaram quase dois anos desenvolvendo uma tecnologia que padroniza a produção de hambúrgueres e economiza um tempão.
Agora, não pense que eles compraram tudo prontinho. Não, senhor! Com exceção do braço mecânico que fica dando um “flip” nos hambúrgueres na chapa, quase todos os equipamentos foram desenvolvidos do zero. A equipe por trás dessa revolução é multidisciplinar, misturando habilidades que até o caipira mais experiente ficaria admirado.
Mais sabor, menos stress
O CEO Fábio Cardoso garante que a ideia dos robôs chapeiros é de proporcionar uma experiência melhor para o cliente. Não se trata de substituir os humanos, mas sim de dar uma mãozinha nas tarefas chatas e repetitivas. Assim, os funcionários podem se concentrar no atendimento e garantir que todo mundo saia satisfeito.
Para Eduardo Amaral, outro sócio-fundador da marca, a robotização vai até tornar o ambiente da cozinha mais saudável. Os humanos vão poder focar na qualidade do produto, enquanto os robôs fazem o trabalho pesado. É como se a roça tivesse trazido os tratores para facilitar a colheita!
Investimento internacional
E olha só, essa hamburgueria robótica não só está chamando atenção no Brasil, mas também no exterior. Investidores gringos já estão de olho nesse negócio que promete revolucionar o mercado. A Rob’s até já tem um valor estabelecido, algo em torno dos R$ 20 milhões. E eles não estão para brincadeira, não! A meta é expandir, abrir mais unidades em Curitiba e até dar um pulo nas capitais do Sudeste e em outras cidades do Sul em 2024.
A evolução gastronômica
Agora, essa história toda nos faz pensar em uma palavrinha que está na moda: “foodtech“. Isso quer dizer que são empresas que estão revolucionando a forma como produzem comida. E a tendência é que isso só cresça, principalmente na automação de tarefas.
No mundo, o mercado de robótica está crescendo que nem milho na chuva. A indústria global de robótica deve chegar a mais de US$ 45 bilhões até o final de 2028. E olha só, os Estados Unidos e a China são os líderes nessa empreitada. Os dois já investiram bilhões nessa tecnologia. O Brasil ainda não está nesse bolo, mas quem sabe, né? Vai que um dia o nosso churrasqueiro se transforma num churrasqueiro robótico!
Então, meu amigo, é bom se preparar para ver mais robôs no campo e na cidade. E quem sabe, até no quintal da vovó fazendo aquela comidinha boa! A tecnologia está avançando que nem touro bravo na arena e não tem para onde correr. É o futuro chegando, e a gente não pode ficar para trás!
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®