Pular para o conteúdo

Inscreva-se para Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de MT

  • por

Inscrições para XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso foram prorrogadas. Os 30 melhores serão classificados para receber prêmios, confira!

O prazo de inscrições da XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) foi prorrogado até o dia 22 de setembro. O evento é destinado aos estudantes da rede pública e privada, com o objetivo incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na plataforma da Mostra, clicando aqui.

Ao todo, 80 projetos serão selecionados para serem apresentados entre os dias 16 e 18 de outubro, de forma presencial, na Faculdade de Tecnologia do Senai-MT (FATEC) e também online. Do total, 30 projetos de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio e alunos do ensino técnico e profissionalizante serão classificados como finalistas.

tecnologia

Organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a Mostra irá premiar os melhores trabalhos apresentados nas categorias estabelecidas em edital. Entre os prêmios está a indicação para participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, cada aluno da equipe que tiver a melhor pontuação (1º lugar) receberá um Smartphone. Outros 20 projetos serão premiados com 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), com duração de até 12 meses.

Para participar da seleção, os estudantes de instituições públicas e privadas deverão inscrever um trabalho voltado para a superação das desigualdades regionais. Cada projeto deve contar com a indicação de um aluno e um professor orientador.

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, explicou as razões para a prorrogação e deu destaque à importância da participação dos professores orientadores, que poderão receber certificados de participação dos projetos selecionados como finalistas.

“Estamos estendendo o prazo da 15ª MECTI devido à nossa expectativa de ampliar o número de cidades, participantes, estudantes, e professores, que possam envolver seus alunos em projetos de iniciação científica, para que possamos alcançar cada vez mais mais municípios do estado. Contamos com a ajuda dos professores para desenvolver desde a escola esse olhar para a pesquisa científica e de inovação”, reforçou Lecticia.

Os interessados devem ler a íntegra do edital e se atentar para a utilização dos modelos de apresentação e escrita do resumo do trabalho. Para a inscrição, é imprescindível apresentar todas as informações solicitadas no formulário online. Para acessar, clique aqui.

Em sua 15ª edição, a Mostra conta ainda com a realização do Governo Federal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Já os apoios são da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituto Farmun.

tecnologia

Artesão cria guitarra elétrica com 5 mil grãos de café

Com acabamento nobre, totalmente funcional e com som perfeito, a guitarra feita com grãos de café é uma verdadeira obra de arte

Bem, pessoal, vocês não vão acreditar no que eu estou prestes a contar. Este é um daqueles casos em que a criatividade se encontra com a cafeína. Então, segura aí que vamos falar sobre a incrível jornada da transformação do café em música… ou melhor, em uma guitarra!

tecnologia

O que você faria se tivesse um monte de grãos de café e muita imaginação? Bem, a resposta para isso pode ser bem surpreendente. Blake Burley, um artesão ousado de Sacramento, na Califórnia, decidiu dar uma nova vida aos grãos de café usados, transformando-os em uma obra-prima musical. E o melhor de tudo foi que ele documentou todo o processo em vídeo (final desta matéria). “Minha esperança é inspirar outras pessoas a pensar fora da caixa quando se trata de construir instrumentos. Seja através das minhas habilidades de carpintaria ou da minha paixão por capturar e compartilhar minhas criações através do cinema, espero compartilhar meu amor pelo artesanato e pela música com o mundo.“, explica Blake.

Acompanhe essa história, sensacional!

Para ver mais desta fantástica história, clique aqui.

Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *