Com atuação diferenciada no setor de agronegócios, a Larco vem aumentando sua participação no mercado mato-grossense
Aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto, o III Workshop do Setor de Combustíveis de Mato Grosso, realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso – Sindipetróleo-MT. O evento que aconteceu na capital Cuiabá, discutiu inovações e oportunidades do mercado, contando com a presença da Larco Petróleo, distribuidora baiana que recentemente passou a atuar no estado.
Aperte o play e confira!
Larco marca presença em MT
A empresa opera no Brasil há 23 anos, e atualmente ocupa o 11º lugar entre as 50 maiores do país, segundo o Anuário Valor 1000 – edição 2022, do jornal Valor Econômico, um dos principais rankings de empresas do país. A distribuidora chegou a Mato Grosso há cerca de três anos. O gerente regional, Fábio Valdisser, destaca a importância do workshop para apresentação dos produtos, estreitar relacionamentos e principalmente mostrar que a empresa terá uma participação ativa no estado. “Nossa presença nesse evento mostra que a Larco veio pra ficar. É uma oportunidade de levar nossa bandeira, fazer negócios e novas parcerias.”, disse.
Qualidade e venda direta ao produtor rural
Diferente de outras distribuidoras, a Larco optou por atender não só revendedores, mas também o consumidor final, no caso o produtor rural. “Queremos levar serviço de qualidade e preço acessível ao agronegócio“, explicou Valdisser.
O diesel se tornou o carro-chefe da empresa para o cliente do campo. A Larco se compromete em entregar combustível de alta performance, com análise rigorosa. “Temos laboratórios especializados que garantem a conformidade“, afirmou Fábio.
Fernando Faria, CEO do laboratório Theca, de Uberlândia-MG, que atua na área petroquímica, seguindo as normas e resoluções da ANP, disse que a empresa está em negociação para começar o trabalho de auditoria da qualidade para a Larco e confirmou: “Eles prezam muito pela qualidade. Nós analisamos de ponta a ponta, desde o poço de extração até o posto de revenda“. garante Fernando.
A importância de garantir a qualidade dos produtos é um tema sempre em alta. Perguntado se todo combustível é igual? Fernando é enfático “De forma alguma“. Ele explica que a origem e os processos envolvidos influenciam nas características finais. Por isso a relevância de empresas como a Theca, que avaliam e atestam se os padrões técnicos estão sendo cumpridos.
Oportunidades e inovações
O Workshop do Setor de Combustíveis chegou a sua terceira edição consolidado como um dos principais encontros do mercado em Mato Grosso. O evento foi realizado pelo Sindipetróleo-MT com o objetivo de discutir demandas, oportunidades e inovações para o setor.
“Mais uma vez a gente tá conseguindo fazer um grande evento e ele é tão importante pela quantidade de pessoas que você tá vendo aqui e pela quantidade de negócios que ele gera no meio da revenda. É um cuidado muito grande que a gente tem na escolha dos patrocinadores de quem vai expor aqui, o que vai expor, no sentido de cada vez agregar mais, trazer mais conhecimento e trazer novidade e tecnologia para os nossos revendedores. É bom a gente nessas oportunidades contar com patrocinadores do nível da Larco por exemplo, que é uma empresa muito parceira e que tem trazido para Mato Grosso bons produtos e boas ofertas para os nossos revendedores”, afirma Nelson Soares, diretor executivo do Sindipetróleo-MT.
Troca de conhecimentos e geração de negócios
A Larco Petróleo acredita no crescimento do mercado e já colhe os frutos de sua aposta em Mato Grosso. A presença no workshop já rendeu bons frutos para a distribuidora. O Grupo Bandeirantes de combustíveis fechou parceria depois de conhecer a Larco no evento. “Ficamos impressionados com a história deles. Esperamos uma parceria de muito sucesso“, disse o CEO Diorges Mariano.
Outro ganho do workshop foi a troca de conhecimento, como destacou o palestrante Marcelo Borja: “A informação é o grande trunfo hoje. É uma importância ímpar o momento que a gente tem de poder encontrar com outras empresas da área e poder fazer um Network interessante, todo mundo reunido no mesmo local, com pessoas que são de alto escalão né. Pessoas tomam decisão aqui dentro, então é um momento que a gente tem para poder fazer negócios, buscar pessoas, conhecimentos e ampliar os serviços que a gente presta. É uma oportunidade muito boa!”, afirma Borja.
Programa de fidelidade
Outro convidado, Ricardo Pires, da startup ClubPetro, enfatizou a importância do controle das informações: “O revendedor quer ser dono dos dados para monitorar a qualidade. A informação tem muito valor“. Com mais de 1600 revendedores parceiros, que utilizam as ferramentas e tecnologia para fidelizar clientes, aumentar as vendas e direcionar seu negócio, o ClubPetro é um sistema que permite ter controle total de seu próprio programa de fidelidade. “Com ele, o revendedor conhece de verdade o seu cliente e constrói um relacionamento mais próximo, aumentando seu ticket médio e a recorrência nas vendas no seu Posto.“, explica Ricardo.
Sistema de gestão e controle de frotas
Na área de tecnologia, a GTF Sistemas apresentou solução para gestão de frotas e combustíveis. “Nosso diferencial é que tudo se integra em um só sistema, trazendo facilidade para o cliente“, explicou a executiva Priscila Araújo. Ela detalhou que a ferramenta permite controle total sobre abastecimento, manutenção, seguros e muito mais. Com inteligência embarcada, gera dados gerenciais para otimizar processos.
Luiz Fernando Motta, também da GTF, ressaltou que o sistema pode ser adaptado para o agronegócio. “Ele auxilia no controle de consumo das máquinas agrícolas, por exemplo“, exemplificou.
O sistema GTF está há 20 anos no mercado fornecendo aos clientes tecnologia de ponta e soluções em gestão por meio de um sistema integrado para gerenciamento de frotas e rede credenciada.
Com uma mega infraestrutura, profissionais qualificados e treinados, o sistema GTF é pioneiro no mercado ao oferecer um sistema único que facilita a integração de informações para os clientes do setor público e privado. “É mais transparência, segurança e praticidade ao processo.“, diz Luiz Fernando.
Sobre o III Workshop do Setor de Combustíveis
O III Workshop do Setor de Combustíveis contou com uma extensa programação de palestras, cursos e uma feira com mais de 40 expositores e 60 marcas do segmento. Participaram empresários, autoridades e representantes de órgãos reguladores, como a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Estiveram presentes o superintendente adjunto da ANP, Carlos Neri de Oliveira, e o chefe do núcleo regional da agência, Ottomar Mascarenhas, que falaram sobre fiscalização e regulação. Também marcaram presença nomes como o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e o presidente do Instituto de Pesos e Medidas, Bento Francisco Bezerra.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®