Revolução elétrica: nova Bateria do “Movimento Divino” promete recarga de 400 km em 10 Minutos. Gigante chinesa de baterias CATL revela inovação que pode revolucionar a indústria de veículos elétricos com “a primeira bateria LFP de carregamento super rápido do mundo“, segundo a fabricante.
A nova Shenxing Battery, traduzida literalmente como “movimento divino“, tem o potencial de mudar o cenário dos veículos elétricos, tornando os trajetos mais longos e as paradas de recarga incrivelmente curtas.
Shenxing Battery – Movimento Divino
A corrida pela inovação na indústria de veículos elétricos acaba de receber um impulso divino. A gigante chinesa de baterias, CATL, amplamente conhecida como um dos principais fornecedores da Tesla, em um evento realizado nesta quarta-feira(16), revelou seu mais recente avanço tecnológico: a bateria Shenxing, que promete acabar de uma vez por todas com as limitações de carga e alcance dos veículos elétricos. Uma recarga de até 400 km em apenas 10 minutos é o que a “bateria movimento divino” promete trazer para o mercado automotivo.
A maioria das baterias LFP tem um pequeno desagrado pelo inverno, o que as torna menos eficientes em climas mais frios. No entanto, a CATL assegura que a Shenxing, em temperaturas tão baixas quanto -10°C, pode ser carregada até 80% em 30 minutos.
Desafiando limites e acelerando o futuro
A tecnologia de carregamento rápido embarcada nessa inovação é apontada como um divisor de águas, eliminando uma das principais preocupações dos motoristas de carros elétricos: o tempo de espera para recarregar suas baterias.
Segundo Gao Han, diretor de tecnologia da divisão de carros elétricos da CATL, a bateria Shenxing é uma revolução na indústria. Com capacidade para recuperar até 400 km de alcance em meros 10 minutos de carregamento, essa tecnologia redefine o conceito de mobilidade elétrica.
Veja o evento de lançamento desta revolucionária bateria. Aperte o Play!
A vanguarda da tecnologia LFP
A CATL descreve a Shenxing como “a primeira bateria LFP de carregamento super rápido do mundo“. LFP faz referência ao fosfato de ferro e lítio, uma química de bateria já adotada pela Tesla em seus veículos desde 2021. Essa química, embora apresente uma densidade de energia menor em comparação com outras, é reconhecida por seu custo mais acessível, tornando a inovação tecnológica também economicamente atrativa.
Além de alcançar um carregamento super-rápido, a Shenxing também obtém uma longa autonomia de condução, carregamento rápido em uma ampla faixa de temperaturas e um alto nível de segurança por meio de inovações estruturais e da utilização de algoritmos inteligentes.
Oferecendo uma autonomia de mais de 700 km, a CATL desenvolveu uma tecnologia pioneira de agrupamento tudo-em-um, sobrepondo-a à integração das travessas internas e das placas finais apresentadas em sua tecnologia CTP 3.0, alcançando alta integração e eficiência de agrupamento. Isso capacita a Shenxing a atingir uma autonomia de mais de 700 km, rompendo os limites do desempenho da química LFP.
De acordo com Gao, a produção em massa da bateria Shenxing está programada para ser iniciada até o final de 2023, com as primeiras entregas para empresas começando já em 2024. O objetivo da CATL é que a tecnologia Shenxing se torne um padrão para todos os veículos elétricos, democratizando a experiência de recarga rápida e eficiente. “Esperamos que, por meio de esforços contínuos para melhorar a tecnologia e reduzir custos, o Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos”, finaliza o diretor de tecnologia da CATL.
China à frente da revolução elétrica
A China se destaca como um verdadeiro motor da revolução elétrica, impulsionando a inovação e a adoção de tecnologias sustentáveis. A CATL é um dos principais protagonistas desse cenário, controlando uma participação de 35% no mercado global de baterias para veículos elétricos no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados da empresa de pesquisa SNE.
Além disso, a presença marcante da CATL é acompanhada pela concorrência da BYD, outra gigante chinesa que não apenas fabrica veículos elétricos, mas também produz suas próprias baterias. No cenário competitivo da indústria de EVs, a inovação parece ser o nome do jogo, com empresas como a CATL e a BYD liderando o caminho rumo a um futuro de mobilidade elétrica eficiente e revolucionária.
O que achou desta inovação? escreva nos comentários.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®