Neste domingo, o Brasil vivencia uma diversidade de condições climáticas em suas diferentes regiões. Uma área de alta pressão continua inibindo a formação de nuvens carregadas em grande parte do país, desde o Rio Grande do Sul até as áreas do Matopiba, Centro-Oeste e também o Sul do Amazonas, Acre, Rondônia e Sul do Pará. Nessas áreas, o sol brilha entre poucas nuvens e não há previsão de chuva. No entanto, é importante destacar a possibilidade de formação de geada em diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul de Minas Gerais, resultando em uma fina camada de gelo sobre a grama, passos e lavouras.
Clima nas diferentes regiões
A frente fria em deslocamento em direção ao mar mantém a instabilidade sobre o Espírito Santo e o Norte do Rio de Janeiro, onde são esperadas chuvas intensas neste domingo. Nessas áreas, o volume de chuva é alto, com potencial para causar transtornos. A mesma condição se aplica ao Sul da Bahia. Também há expectativa de chuvas significativas nas regiões do Rio Grande do Norte, faixa eleitoral da Paraíba, Roraima, Norte do Amazonas e Norte do Pará.
Nas demais regiões, destacadas em azul claro no mapa, o tempo tende a ser firme, com chuvas passageiras e acumulado de baixo volume.
Temperaturas
As temperaturas neste domingo serão mais baixas, principalmente no sul do país, em decorrência da atuação da massa de ar polar. No entanto, no Norte do Brasil, elas ainda devem se elevar. A máxima em Palmas está prevista para atingir 36 graus, enquanto em Macapá será de 33 graus. Em Salvador, onde as chuvas chegam com mais intensidade, a temperatura máxima será de 28 graus.
CLIMATEMPO 18 de junho 2023
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz