No mercado do arroz, liquidez é baixa no Rio Grande do Sul
O mercado do arroz em casca apresenta baixa liquidez no Rio Grande do Sul. Pesquisadores do Cepea indicam que o posicionamento firme e retraído de grande parte dos produtores, que sinaliza que os atuais preços não cobrem os altos custos de produção, limita os negócios a lotes pontuais.
No front externo, as exportações e as importações de arroz (em equivalente arroz em casca) seguiram firmes em maio. Segundo dados da Secex, o Brasil exportou 197,5 mil toneladas de arroz em maio, volume 44,6% superior ao de abril de 2023 e bem acima das 39,69 mil toneladas de maio de 2022. Já as importações somaram 127,8 mil toneladas em maio, aumento de 13% frente ao mês anterior e 24% acima da quantidade de maio de 2022.
Na análise anterior, “Os preços do arroz em casca continuam em queda. Além da oferta elevada, devido ao fim da safra 2022/23, a recente baixa do dólar também influenciou as cotações, grande parte dos compradores está retraída, preferindo trabalhar somente com os volumes já depositados. No acumulado de maio (de 28 de abril a 31 de maio), a queda foi de 6,29%”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz