No mercado do café, ritmo de negócios do arábica aumenta
A movimentação no mercado de café arábica cresceu um pouco neste final de maio, de acordo com pesquisadores do Cepea. Esse contexto está atrelado à maior procura por cafés mais finos. Porém, os atuais patamares de preços (considerados não muito atrativos por produtores) têm limitado o volume comercializado no spot nacional. No campo, todas as regiões já iniciaram a colheita da safra 2023/24.
De acordo com colaboradores do Cepea, as atividades envolvendo o arábica ocorrem conforme o esperado, tanto em relação à qualidade quanto ao volume.
Segundo Conab, “A produção brasileira de café na safra 2023 deverá registrar crescimento de 7,5% em relação ao ciclo passado”.
“Neste ano, a expectativa para o café arábica é que sejam colhidas 37,93 milhões de sacas beneficiadas, o que representa 69,3% da produção de café no país. Se confirmado, o volume representa um incremento de 15,9% sobre a safra de 2022. “Essa alta é explicada tanto pelo aumento de 1,9% na área em produção da espécie, aliado ao ganho de 13,7% no rendimento das lavouras, como verificado em Minas Gerais, maior produtor de arábica”, destaca o gerente de Acompanhamento de Safras da Companhia, Fabiano Vasconcellos.
Veja tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz