No mercado do trigo, as negociações no spot são pontuais e os preços recuam
Nesta primeira semana de fevereiro, as cotações do trigo estão em queda na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. A pressão sobre os valores vem da maior disponibilidade do cereal no spot nacional e do menor interesse de compra por parte de moinhos. A valorização do dólar neste período não foi suficiente para sustentar as cotações.
Nesse cenário, os negócios têm sido pontuais. Levantamento do Cepea mostra que, na semana passada, o valor pago ao produtor recuou em todas as praças, assim como no mercado de lotes – salvo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde as médias seguiram praticamente estáveis, com leves altas de 0,18% e de 0,09%, respectivamente.
De acordo com a análise da semana anterior, “Apesar de os valores do trigo estarem registrando variações distintas dentre as regiões acompanhadas pelo Cepea, as quedas ainda prevalecem. As cotações são pressionadas pelo maior interesse de venda – muitos produtores precisam liberar estoques em armazéns para a chegada da safra de verão”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz