Frio insano de -79ºC negativos atinge EUA por consequência de um vórtice polar vindo do ártico que trouxe condições nunca vistas antes na região. A atmosfera estratosférica desceu a uma altitude tão baixa que o ozônio tornou-se percebível.
Frio insano de -79ºC negativos atinge EUA
A tempestade ártica está a caminho do nordeste dos EUA, com temperaturas recordes previstas em vários pontos, incluindo o Monte Washington, onde o vento frio pode chegar a -79°C, segundo meteorologistas. O NWS (Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA) alerta para condições extremamente perigosas causadas pela intensa frente fria.
Em Boston e Worcester, as escolas foram fechadas por preocupações com o risco de hipotermia e congelamento. A prefeita de Boston, Michelle Wu, declarou estado de emergência e abriu centros de aquecimento para ajudar os residentes a enfrentar o que o NWS avisa ser uma frente fria “única em uma geração“.
A intensa previsão de frio forçou o fechamento raro do Museu da Boston Tea Party. International Falls, em Minnesota, foi o local mais frio, com temperaturas em torno de -38°C, e a queda de neve seria limitada devido ao ar seco, segundo meteorologistas.
O observador meteorológico de Mount Washington, Alexis George, destacou o perigo do frio. “Nessas condições brutalmente frias, o risco de hipotermia e congelamento será exponencial”, escreveu.
Ele afirma que: “Essas condições de frio irão rapidamente roubar o calor do corpo, com a possibilidade de que a pele exposta congele em menos de um minuto. Mesmo pequenos erros podem ser fatais, com um simples escorregão ou óculos embaçados podendo resultar em uma situação potencialmente fatal. Neste clima extremo, os serviços de resgate podem ter dificuldades em responder de forma eficaz a qualquer emergência”, completa.
Camada de ozônio tornou-se perceptível
O Nucleo de ar frio, impulsionado do Ártico canadense para os EUA por correntes de alta altitude, está centrado nas planícies dos EUA. As temperaturas devem cair ao longo do dia na sexta-feira e ocorrer um recorde de -46°C no Monte Washington. A sensação térmica pode chegar a -79°C no pico do Monte Washington.
A temperatura em Boston está cerca de -6°C, com previsão de descida ao longo do dia e atingir -19°C à meia-noite. Em Worcester, as temperaturas devem cair para -25°C antes de começarem a aumentar no sábado.
“O afundamento da tropopausa, que divide as camadas baixas da atmosfera, na forma de uma fronteira entre a troposfera e a estratosfera, é resultado da compressão da atmosfera quando esfria“, informou o escritório do Serviço Meteorológico em Gray, Maine.
“O mergulho da tropopausa em uma altitude tão baixa quanto o topo do Monte Washington é um evento incomum em nossa região“. O escritório continuou dizendo que os observadores no cume poderiam até mesmo perceber o odor da camada de ozônio, localizada na estratosfera devido ao seu afundamento em altitudes baixas.
Parece coisa de cinema
Pessoas estão considerando o cenário enfrentado atualmente nos EUA como as cenas vistas no filme “Dia Depois de Amanhã”. No longa de ação e ficção científica de 2004, podemos ver o impacto de mudanças climáticas na Terra. Quando uma série de eventos climáticos devastadores começa a ocorrer pelo mundo, um climatologista americano precisa se unir ao seu filho para tentar sobreviver a uma nova Era Glacial. Enquanto eles lutam contra as condições climáticas extremas e a tentativa de chegar a segurança, eles descobrem que a humanidade pode enfrentar sua pior ameaça.
Se você ainda não viu esse filme, vale a pena dar uma olhada!
Cuidados em temperaturas extremamente baixas
Com o inverno chegando, é importante estar ciente dos riscos associados às temperaturas extremamente frias. Para garantir a segurança durante essas condições climáticas adversas, é importante seguir algumas precauções e medidas de segurança. Aqui estão 5 alertas de segurança para temperaturas muito frias.
- Usar roupas adequadas para o frio, como luvas, cachecol, casaco quente e botas impermeáveis.
- Evite exposição prolongada ao frio intenso, especialmente se estiver ventando.
- Mantenha-se hidratado, pois o frio pode acelerar a desidratação.
- Fique atento aos sintomas de hipotermia, como formigamento, letargia e confusão mental.
- Se precisar sair ao frio intenso, avise alguém sobre seus planos e quando espera retornar.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®