Confira o Boletim CLIMATEMPO 28 de janeiro 2023 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do país.
Neste sábado as instabilidades associadas à circulação de ventos e o ar quente-úmido provoca temporais em grande parte do país.
Vai ser um fim de semana ainda com bons períodos de sol desde o Norte até o Sudeste, mas nuvens carregadas espalham chuva desde cedo entre Mato Grosso Sul, Rondônia, interior do Pará e também o oeste de Mato Grosso do Sul. Nessas áreas pode chover a qualquer momento do dia intercalando o período de sol céu nublado.
Agora em Minas Gerais, Rio de Janeiro e também Vitória, o sol aparece mais pela manhã e durante a tarde tem previsão de pancadas típicas da estação. Essa chuva pode vir com forte intensidade.
O centro-sul e a região metropolitana do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba, em São Paulo, Serra da Mantiqueira, Campinas e região de Franca, ficam em alerta para temporais. Essa chuva forte também avança novamente para o sul de Minas Gerais.
O destaque também para o retorno das instabilidades ao leste e sul da Bahia. Toda a circulação de ventos favorece o aumento temporais entre Porto Seguro, Ilhéus e também na região de Salvador.
Em Fortaleza, Teresina e São Luís, a chuva ainda vai intercalar com períodos de sol e de calor. Continua com máximas passando de 30 graus entre o Paraná e o litoral norte de Santa Catarina.
Tempo firme e seco com baixa umidade do ar na região de Foz do Iguaçu, também não chove no extremo sul do estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Agora em Brasília e também no interior do Rio Grande do Sul, tem previsão de pancadas fortes e o extremo sul Gaúcho fica em alerta para temporais.
Quanto a temperatura, a mínima prevista é de 21 graus no Rio de Janeiro e máxima chegando a 34 graus no período da tarde em Porto Alegre. Mesmo com a chuva, a temperatura máxima ainda alcança os 36 graus e vai ser um fim de semana de muito calor em Cuiabá o dia já começa abafado com mínima de 23 e durante a tarde a temperatura máxima chega a 29 graus.
CLIMATEMPO 28 de janeiro 2023
Último fim de semana de janeiro com temporais pelo Brasil
A configuração dos níveis médios da atmosfera e atuação de uma frente fria que avança pelo oceano, além do fluxo de umidade presente, facilitam a ocorrência de chuva em grande parte do Brasil neste fim de semana. Confira abaixo como fica o sábado e o domingo pelo país.
Temporais de verão
No Sul do país, o estado mais afetado pela chuva é o Rio Grande do Sul. As áreas de fronteira com a Argentina já terão chuva a partir do período da manhã e o sul gaúcho também terá chuva a qualquer hora do dia. Em Porto Alegre as pancadas de chuva também poderão ser localmente fortes neste sábado (28). Já no Paraná o predomínio será de sol e em Santa Catarina pode chover em algumas áreas, mas algo bem isolado.
Se observarmos o mapa apresentado pelo Climatempo, no Sudeste há potencial para temporais de verão na maioria do estado de São Paulo, inclusive na Região Metropolitana. No Rio De Janeiro, principalmente na faixa norte e leste do estado, e também na capital, a chuva também poderá ser forte, com raios e rajadas de ventos características desta estação do ano. A Região Serrana Fluminense, o Médio Paraíba, a Zona da Mata e o Sul de Minas Gerais seguem em situação semelhante para formação de nuvens de tempestade no decorrer do dia. Já no Espírito Santo, no norte de Minas, a chuva pode vir de forma passageira.
Instabilidades predominam em Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, com potencial para chuva forte. Em Goiás e no Distrito Federal, o sol e o calor contribuem para a ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
No litoral da Bahia, os ventos marítimos contribuem para o aumento da chuva, que pode ser forte e acontecer a qualquer hora do dia no sábado (28). No Maranhão e no Piauí, o risco para temporais é alto. Já no leste do Nordeste e nas áreas centrais do Ceará, a chuva vem de forma isolada e passageira.
Pancadas de chuva também são previstas na maioria da Região Norte e com forte intensidade. Apenas em Roraima o tempo fica mais estável e será a única área sem previsão de chuva no decorrer do sábado e do domingo.
Chuva ganha força no centro-sul do país
No domingo (29), a chuva no Sul brasileiro tende a aumentar e o potencial para temporais é alto, por influência de um vórtice ciclônico em níveis médios da atmosfera e de um cavado meteorológico. Muita instabilidade com chuva forte e intensa também segue prevista para São Paulo, Rio de Janeiro e para o centro-sul e oeste de Minas Gerais. Já no Espírito Santo, a tendência é que as pancadas de chuva aconteçam isoladamente.
Como vimos nesta análise do Climatempo, o ar quente e úmido provoca pancadas de chuva ao longo do dia por todo o Centro-Oeste do Brasil. No Nordeste, a chuva diminui e o sol predomina na maioria dos estados. Mas as pancadas de chuva continuam a aparecer no Piauí, no Maranhão e no litoral do Rio Grande do Norte, Amapá, no Amazonas e em Rondônia, onde a chuva pode ser forte.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz