“Hoje a gente tem a necessidade de uma mão de obra muito qualificada para o campo e a gente precisa qualificá-la“, diz secretário Allan Kardec.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso é o estado brasileiro com a menor taxa de desocupação do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada em novembro de 2022. O índice de desemprego em Mato Grosso é de 3,8%, seguido de perto por Santa Catarina (3,8%), Rondônia (3,9%) e Roraima (4,9%). A taxa de desemprego em Mato Grosso é menos da metade da média nacional, que é de 8,7%.
O governador de Mato Grosso atribui esses números positivos a vários fatores, incluindo o maior investimento em obras e ações da história do estado, com milhares de projetos em andamento que geram empregos diretos e indiretos para milhares de pessoas. Outras medidas importantes para alcançar esses resultados incluem a redução de impostos, a isonomia nos incentivos fiscais e a redução da burocracia para as empresas.
Ciência e Tecnologia são apostas de MT para ocupação de vagas no agro
Uma das novidades no staff da gestão Mauro Mendes é o professor doutor Allan Kardec, ex-deputado estadual e que passa a comandar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação – Seciteci. Para ele o governador tem feito um bom trabalho e os resultados na geração de emprego e renda são pontos fortes da gestão. O novo secretário assume com a missão de tornar esta mão-de-obra mais qualificada e atuar na industrialização da produção.
“Nós temos um desafio colocado pelo governador Mauro Mendes que é a agroindustrialização e a tecnologia no campo, seja para o pequeno produtor ou grande produtor – é a geração de emprego e renda. Nós sabemos que a mecanização do campo já acontece, só que hoje a gente tem a necessidade de uma mão de obra muito qualificada para o campo e a gente precisa qualificá-la também nas pequenas e médias propriedades. Essa vai ser uma das pautas da busca de profissionalização dos nossos jovens. Não dá para a gente ter mão-de-obra importada de outros estados, com bons salários, enquanto nós temos jovens aqui fora do mercado de trabalho.“, comenta o secretário. Ele afirma que a agricultura será um dos pontos focais da secretaria.
Allan Kardec também defende a manutenção da Amazônia Legal no estado, mas com a remuneração ao produtor que conserva a floresta em pé. “Um ponto importante será a tecnologia de pesquisa sobre a manutenção da nossa Floresta em pé e o aproveitamento dos nossos biomas para gerar riqueza. Não adianta a gente ter os biomas e não colocar dinheiro no bolso do nosso povo. Eu acredito que através da Ciência, Tecnologia e da Inovação, aliada a produção do campo com novas tecnologias que agridam menos o meio ambiente, Mato Grosso conseguirá fazer a grande transformação de um estado que produz mais e de verdade faz a manutenção da Floresta em pé.“, completa o secretario.
Perfil do novo secretário da SECITECI
Allan Kardec é professor doutor em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele é egresso da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT, atual IFMT), onde se formou Técnico em Eletrônica. Ele tem 8 anos de experiência no Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), como coordenador do Sesi. Ele é também professor universitário do Univag há 18 anos e forma jovens para o mercado de trabalho.
Allan Kardec é especialista em Gestão Educacional. Além de professor concursado desde 2007 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Ele encerraria seu mandato de deputado estadual mês que vem. O novo secretário ainda foi vereador de Cuiabá entre 2013 e 2016.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®