O Governo de Mato Grosso inaugurou nesta quinta-feira (22/12) o primeiro Centro de Formação de Alta Performance, o “Seciteci Alta Performance“.
Formação de Alta Performance
Localizado em um prédio na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá, o centro oferecerá uma série de cursos de tecnologia. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores Recytec, a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faesp) e o Núcleo de Redes Inteligentes e Sistemas Computacionais (RISC) vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Foram investidos R$ 4,9 milhões na estruturação do prédio e no início das atividades. O objetivo é atender às demandas do mercado de trabalho por profissionais altamente qualificados em áreas de tecnologia de ponta, conhecidas como “profissões do futuro“. As atividades começarão com a instalação do escritório do Parque Tecnológico Mato Grosso e do espaço de coworking para uso compartilhado por startups.
A partir de fevereiro de 2023, começarão as aulas para os 270 alunos do curso de Programador de Sistemas. Após a conclusão do curso, os 50 alunos com melhor desempenho serão contratados como bolsistas pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). Com uma remuneração de R$ 6 mil, a proposta é que esses profissionais atendam demandas por soluções tecnológicas nas secretarias e órgãos do Estado. A bolsa terá duração de 12 meses.
Além do curso de Programador de Sistemas, também estarão disponíveis os cursos de Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Modelagem em 3D, Robótica Educacional de Baixo Custo, Marketing Digital, Influenciador Digital, Internet das Coisas (IOT), Desenvolvimento do Pensamento Computacional, Inteligência Emocional e Gestão do Tempo.
“A ideia do Governo do Estado é suprir uma demanda represada por profissionais com qualificação específica, em áreas de alta tecnologia. E o Centro de Alta Performance será exatamente essa escola, com atuação específica, focada na formação profissional especializada, com turmas presenciais e a distância, formados com excelência, em cursos e profissões inovadoras. Nossos profissionais vão receber qualificação de ponta, e estarão em pé de igualdade com profissionais formados nos grandes centros tecnológicos. Outro diferencial do empreendimento é a oportunidade de contribuir com a revitalização do centro histórico de Cuiabá, ocupando um prédio antes ocioso“, disse o secretário da Seciteci, Maurício Munhoz.
Fonte: SECOM
AGRONEWS® é informação para quem produz