Preço do boi está em recuperação, mas repasse à carne é parcial
Depois de cair com certa força em novembro e voltar ao menor patamar real desde outubro/19, o preço médio da arroba do boi gordo no mercado paulista tem se recuperado em dezembro.
Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem da baixa oferta de animais de confinamento neste mês e do aquecimento na demanda pela carne nesta época do ano. As valorizações observadas para a arroba bovina até têm sido repassadas à carne, mas de forma parcial.
No atacado da Grande São Paulo, agentes consultados pelo Cepea relatam que as recentes elevações nos preços da proteína bovina acabam sendo limitadas, já que parte dos consumidores ainda busca outras carnes mais baratas, como suínos e frango, por conta da restrição no orçamento do brasileiro.
De acordo com a análise da semana anterior, “Setor pecuária nacional investe e abate de boi cresce em 2022. Os investimentos realizados pelo setor pecuário nacional em tecnologias (sobretudo em nutrição, genética, pastagem e sanidade) ao longo dos últimos anos vêm sendo evidenciados atualmente por dados oficiais, que mostram crescimento no número de abate de animais e ganho de produtividade”.
Confira a tabela indicadora abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® – Informação para quem produz