Nesta semana, vamos falar um pouco sobre política em Brasília. Neste período, foram entregues relatórios do GT de transição.
Em nosso caso específico, tivemos dois Grupos de Trabalho: o GT da Pesca, coordenado pelo Gregolin, que orientou a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura; já o GT da Agricultura, coordenado pela Senadora Kátia Abreu, pelo Senador Fávaro e pelo Deputado Neri Geller, orientaram no relatório a manutenção da Agricultura no mapa. Vamos aguardar os resultados e esperar que sejam os melhores para nossa cadeia de piscicultura. Afinal, o novo governo já está às portas.
No mercado, o mercado de tilápia continuou subindo, mas em uma velocidade bem pequena do que era esperado, e pela segunda semana consecutiva, as taxas de crescimento são pequenas. Nos grandes Lagos, tivemos um pequeno aumento no preço e também um aumento no peso médio.
No norte do Paraná, houve uma queda no peso médio e também uma recuperação de preço pequena. No oeste do Paraná, houve um aumento no peso médio de abate e manutenção do preço, mantendo o preço da semana passada. São duas semanas sem queda.
Com relação aos peixes nativos, o que já estava morno agora esfriou, o que é normal para esta época do ano. Em 2023, precisamos de uma recuperação de preço para a saúde financeira do setor.
Então, essa foi a semana, com expectativa para a próxima semana, quando teremos uma definição sobre o que acontecerá politicamente com nosso setor de aquicultura no novo governo.
Tenham um bom final de semana!
Por Francisco Medeiros – Presidente da Peixe BR
AGRONEWS® é informação para quem produz