Biscoitos de chocolate? Como dizia Einstein, mais um caso em que a imaginação supera o conhecimento. Internauta faz testes dando marteladas em tela de celular (vídeo no final da matéria) e o resultado é impressionante.
Uma equipe de engenheiros da Universidade de Queensland, na Austrália, está desenvolvendo um novo tipo de tela de celular que promete ser resistente a rachaduras, ou seja, inquebrável. O mais inusitado dessa pesquisa é que ela foi inspirada em uma conversa informal sobre biscoitos.
Biscoito inspirou criação da tela de celular inquebrável
O líder da pesquisa, Hou Jingwei, disse em entrevista ao Create que teve a ideia de criar um novo tipo de vidro composto refletindo sobre a composição dos alimentos.
Atualmente, as telas dos celulares estão sobrepostas umas às outras, como um sanduíche. Assim como o sanduíche de várias camadas é difícil de segurar na mão, essa estrutura também torna a tela do telefone mais propensa a rachaduras.
Ao contrário do vidro tradicional, que é feito de uma estrutura compacta, o novo vidro em estudo tem uma aparência esponjosa, crivada de furos, o que o torna mais flexível e rígido.
A professora Vicki Chen disse que foi um desenvolvimento empolgante.
“Não só podemos tornar esses nanocristais mais robustos, mas podemos ajustar suas propriedades opto-eletrônicas com fantástica eficiência de emissão de luz e LEDs de luz branca altamente desejáveis“, disse o professor Chen.
A partir daí, os engenheiros tentaram fazer uma tela feita de zinco e chumbo que se parecesse mais com um “biscoito de chocolate“. Eles colocaram minúsculos “pontos quânticos” – minúsculas partículas semicondutoras emissoras de luz – no fundo deste vidro poroso. “Lá, o material [de vidro] é como massa de biscoito e os pontos quânticos são como lascas de chocolate”, disse Hou.
Os pesquisadores afirmam que a nova técnica não apenas torna a tela inquebrável, mas também fornece uma qualidade de imagem nítida que pode ser usada em telefones celulares, TVs ou computadores.
A descoberta também é um grande avanço na tecnologia de nanocristais de perovskita, um mineral russo apontado como o futuro da energia solar. O material emissor usado na nova tela é feito desses nanocristais.
A equipe patenteou com sucesso um novo tipo de vidro inquebrável. Segundo os engenheiros, ainda há questões complexas a serem resolvidas, como encontrar o material certo e a temperatura certa para produzir o complexo vidro. Espera-se que a tecnologia seja colocada em uso prático dentro de três a quatro anos.
Esta pesquisa é um esforço colaborativo da UQ, da Universidade de Leeds, da Université Paris-Saclay e da Universidade de Cambridge.
Os resultados foram publicados na revista Science (DOI: 10.1126/science.abf4460).
Testando uma tela de celular inquebrável
Este tipo de material não ;e novidade, em 2015, a Motorola colocou no mercado o modelo Droid Turbo 2, considerado à época como o telefone mais indestrutível do mundo. O canal americano TechRax fez um teste ao vivo dando alguns golpes com o bom e velho martelo. Assista o vídeo abaixo e veja se o aparelho sobreviveu para contar a história. Aperte o Play!
AGRONEWS® é informação para quem produz